terça-feira, 5 de março de 2013

Ata - 18 Jan 2013


ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES.                         ATA DA REUNIÃO COMEMORATIVA DOS SETE ANOS DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA E POSSE DE NOVOS ACADÊMICOS


 

Local: Academia Ipuense de Letras

Endereço: Rua Coronel Pedro Aragão, Nº 1271 – Ipu - CE

Data: 18 de Janeiro de 2013

Horário: 09h00min

 

ACADÊMICOS:

                            Thomaz de Araújo Corrêa (Presidente de Honra)

                            Abílio Lourenço Martins (Presidente)

                            João Martins de Souza Torres (1º Vice-Presidente)

                            Francisco de Assis Martins (2º Vice-Presidente)

                            Manuel Evander Uchôa Lopes (Secretário Geral)

                            Natália Maria Viana Soares Lopes (Secretária geral Adjunta)

                            Cláudio César Magalhães Martins (Diretor de Finanças)

                            Maria do Carmo Cavalcante Aragão Magalhães(Diretora de Finanças Adjunta)

                            Maria das Graças Aires Martins (Diretora Sociocultural)

                            Ana Lucila Ayres Martins

                            Aldânia Maria Lima Soares Matos

                            Antônio Vágner Martins de Paiva

                            Francisco Luciano Marrocos Aragão

                            Klaudiana Viana Torres

                            Maria Graziella Vale Evangelista

                            Maria Eunice Martins Melo Aragão

 

CONVIDADOS:

 

                           Ana Maria Adelino de Paiva

                           Ana Eulália Paiva de Castro

                           André G. Gonzales

                           Chaguinha Silveira

                           Clara Maria Vale Evangelista

                           Eloá Resende Martins

                           Elda Rodrigues Torres

                           Estanislau Vale Evangelista

                           Fátima Maria Vale Evangelista

                           Francisco Eurides

                           Jorge Antônio Martins Nobre      

                           José Edson Evangelista

                           Luizinha Rodrigues de Sousa

                           Marcos Aurélio Mesquita Pereira

                           Margarida Maria Corrêa

                           Maria Iara Costa Uchoa Lopes

                           Marta Maria Vale Evangelista

                           Rafaela Rodrigues P. Martins Torres

                                                

                                                   Às 21h00min, o mestre de cerimonias anunciou a formação da mesa de honra composta pelos acadêmicos Dr. Thomaz Araújo Corrêa (Presidente de Honra), Dr. Abílio Lourenço Martins (Presidente), Dr. Manuel Evander Uchôa Lopes (Secretário Geral), Dr. João Martins de Sousa Torres (1º Vice Presidente) e Prof. Francisco de Assis Martins (2º Vice Presidente e Mestre de Cerimonias). O Presidente deu início à Reunião Solene de Sétimo Aniversário da Academia cumprimentando e agradecendo a todas as pessoas presentes. Em seguida teceu alguns comentários sobre a Revista Acadêmica, órgão oficial da Academia em sua terceira edição, que traz em seu conteúdo matérias de autoria dos acadêmicos titulares, acadêmicos correspondentes e convidados.

 

ORDEM DO DIA:

 

                                                   Dando início à ordem do dia, o presidente Abílio Lourenço Martins saudou os acadêmicos eleitos, Frei Aquino Rodrigues Torres, Sr. Francisco Vladimir Ximenes Mourão e Sra. Francisca Ferreira do Nascimento, e solicitou que o mestre de cerimonias iniciasse a solenidade de posse dos novos acadêmicos.

                                                   O mestre de Cerimonias convidou o acadêmico Cláudio César Magalhães Martins para fazer a saudação e apresentação  dos novos acadêmicos eleitos. Cláudio César iniciou sua fala discorrendo sobre a Academia e sua importância para o cultivo e divulgação da cultura Ipuense e das atividades acadêmicas. Em seguida fez uma rápida apresentação dos membros eleitos, tecendo comentários sobre a formação acadêmica, cultural e sobre as atividades de cada um deles.  

                                                   FREI AQUINO RODRIGUES TORRES, que ocupará a Cadeira Nº 10, que tem como Patrona Ana Magalhães Martins Melo, nasceu em 05 (cinc0) de Março de 1936 na fazenda açude novo, município de Santa Quitéria; ipuense de coração, poeta, presbítero franciscano da Ordem dos Frades Menores com formação superior em Filosofia e Teologia.

                                                   FRANCISCA FERREIRA DO NASCIMENTO, que ocupará a Cadeira Nº 09, que tem como Patrono o Prof. Moacir Alves Timbó, nasceu município de Ipu e tem graduação em Letras pela Universidade Vale do Acaraú.

                                                   FRANCISCO VLADIMIR XIMENES MOURÃO, que ocupará a Cadeira Nº 38, que tem como Patrono Oséas Martins, nasceu no município de Reriutaba e tem graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

                                                   Ato contínuo, os novos acadêmicos prestaram juramento e foram empossados nas respectivas cadeiras pelo presidente Abílio Lourenço Martins e, em seguida, assinaram o Termo de Compromisso. 

                                                   Após a posse os novos acadêmicos foram convidados a fazerem uso da palavra, e assim se manifestaram:

                                                   Francisco Vlademir Ximenes Mourão agradeceu a escolha para uma cadeira na academia e discorreu, apenas, sobre a sua vida profissional nos municípios de Reriutaba e Ipu, abstendo-se de falar sobre seu Patrono e do antecessor na cadeira.

                                                   Francisca Ferreira do Nascimento agradeceu sua escolha para ocupar uma cadeira na academia e falou sobre sua vida profissional e sobre seus objetivos relacionados à Academia e ás atividades culturais por ela desenvolvidas; Concluindo enalteceu as qualidades de educador e a formação cultural de seu Patrono Moacir Alves Timbó.

                                                   Frei Aquino Rodrigues Torres agradeceu sua escolha pelos acadêmicos, falou sobre o bem comum, a paz e o amor entre os homens e a humanidade e da felicidade de pertencer a este grupo que compõe a Academia Ipuense de Letras. Muito emocionado elogiou o trabalho da academia e prometeu, dentro de suas forças, tudo fazer para honrar seu compromisso com nosso sodalício, sem esquecer sua Patrona Ana Magalhães Martins Melo.

 

HOMENAGENS:

 

                                                   O acadêmico João Martins de Sousa Torres fez a apresentação do Dr. José Evangelista de Oliveira, agraciado pela Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes com o título de “Acadêmico Honorário” aprovado por unanimidade pelos Acadêmicos Titulares. João Martins de Sousa Torres enalteceu a figura do homenageado por suas qualidades de médico, pesquisador e cientista que muito fez pelo Ipu e municípios vizinhos.                                     

                                                   Prosseguindo com as homenagens, a acadêmica Natália Maria Viana Soares Lopes fez a apresentação do Sr. Jorge Antônio Martins Nobre, agraciado pela Academia com o “Troféu Delmiro Gouveia” aprovado por unanimidade pelos Acadêmicos Titulares. Natália Maria Viana Soares Lopes louvou as qualidades do músico e compositor homenageado que vem, de muito, se destacando em Ipu e nas comunidades vizinhas pelo seu ótimo trabalho.

                                                   O presidente da academia, reconhecendo o esforço, colaboração e assiduidade às reuniões homenageou com o “Certificado de Participação” os acadêmicos Abílio Lourenço Martins, Ana Lucila Ayres Martins, Cláudio César Magalhães Martins, Francisca Ayla de Oliveira Costa, Francisco de Assis Martins, João Martins de Sousa Torres, Manuel Evander Uchôa Lopes, Maria de Lourdes Mozart Martins Moura, Maria Graziella Vale Evangelista e Olívio Martins de Souza Torres pelo comparecimento a cem por cento das reuniões.

                                                   O acadêmico Thomaz de Araújo Corrêa, Presidente de Honra da Academia, saudou os novos acadêmicos, desejando a todos um trabalho profícuo em prol da Academia e da Cultura Ipuense. Agradeceu as palavras de carinho e reconhecimento da agora acadêmica Francisca Ferreira do Nascimento ao seu patrono, Moacir Alves Timbó; pessoa de sua convivência e cunhado admirado por ele. Encerrando suas palavras enalteceu a pessoa do novo Acadêmico Honorário, Dr. José Vale Evangelista, seu companheiro de profissão e amigo de muitos anos.

 

Momento cultural:

 

                                                   Em homenagem aos presentes à reunião, Rafaela Rodrigues Torres, emocionada, declamou um poema do acadêmico Frei Aquino Rodrigues Torres, sendo bastante aplaudida por todos.

 

                                                   Encerrando a reunião, o Presidente da Academia agradeceu o comparecimento e convidou todos os presentes para um coquetel pela comemoração do Sétimo Aniversário da Academia Ipuense de Letras e pela posse dos novos membros titulares empossados.

                                                   Não havendo mais nada a tratar, eu Manuel Evander Uchôa Lopes, Secretário Geral, lavrei a presente ata, que após lida, se aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

 

 

Fortaleza 18 de Janeiro de 2013

 

 

MANUEL EVANDER UCHÔA LOPES                                                        ABÍLIO LOURENÇO MARTINS

            SECRETÁRIO GERAL                                                                                      PRESIDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário